terça-feira, 5 de agosto de 2008

MOSAICOS FEITOS À MÃO... em cores lisas, os meus favoritos ao olhar e ao toque







O mosaico hidráulico era um produto corrente até há umas cinco dezenas de anos atrás.
A produção de mosaico hidráulico consiste em juntar pó de pedra, cimento, areia, tinta em pó e água e secos ao ar livre.
São ofícios antiquados nas formas de produção - neste caso a meio caminho entre o artesanato e a indústria - mas capazes de criar deleite para os olhos. Os mosaicos hidráulicos são feitos à mão e por estas razões têm características próprias.
Só a partir do início do século passado, se deu início à produção do mosaico hidráulico em Portugal, tendo sido introduzido em muitas casas antigas, após a sua construção. Ainda hoje os podemos encontrar nas cozinhas e casas de banho de muitos prédios, que quando sujeitas a remodelação pelos seus novos proprietários, tudo fazem para os manter ou recuperar.
O sucesso do mosaico de pasta, nos anos 40 e 50, ficou a dever-se à preocupação de imitar o xadrez do mármore preto e branco dos palácios, ao mesmo tempo que tinha um baixo custo e uma boa resistência ao desgaste.
O cimento e o pó de mármore são as matérias primas com que se fazem estes mosaicos coloridos.
São feitos um a um, em fôrmas de desenhos variados.
Receita:

Misture dois sacos de pó de mármore (80 kg no total) a um de cimento branco estrutural (25 kg). Num balde, despeje 1 litro de Bianco (Vedacit/Otto Baumgart) e água. Vá juntando o líquido com o pó até obter uma pasta. Se quiser adicionar cor, use o Pó Xadrez até ficar na tonalidade desejada. Essa massa cobre cerca de 7 m2 de piso, dependendo da espessura. A colocação é feita em grandes áreas de uma vez, para evitar emendas (se necessário, melhor fazê-las perto dos mosaicos, onde é mais fácil disfarçá-las). Para manter, aplica-se uma demão de resina acrílica (aqui, usou-se uma fórmula da VFernandes), que protege o piso de manchas e arranhões leves.

8 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Eu vi logo que estavas a falar de mosaico hidráulico!

Lindo de morrer, em Marrocos existem aos molhos no interior das casas antigas, que permanecem de portas entreabertas ou mesmo escancaradas no interior das medinas. Amo eles também!

annabel disse...

Ahora no tengo tiempo, Clap!, vine a ver por curiosidad lo de los mosaicos, parecen de "La Alhambra".

Mañana lo traduzco y te digo más.

Veo, veo que no paras...¡Qué máquina!

nanit :)

annabel disse...

Anabela, tenemos el mismo nombre:
¡Que originales!
jejeje... lo bueno, abunda ;)

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

AM: tá ali um carinho para si.
:-)

Anabela Magalhães disse...

Já vi Clap. Obrigada Annabel.

Anabela Magalhães disse...

Annabel
Estive a ler o teu perfil e, engraçado, falas em Sul, Tuaregues, Berberes, Vento... bolas, isto podia ser meu!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Anabela M.M.C.Q....Pirata?

Anabela Magalhães disse...

Às vezes... kakakakaka...