sábado, 11 de outubro de 2008

Serve,a carapuça?

sem título


Trabalhamos para uma “rainha”.
Somos vigiados por alguns soldados.
Falamos apenas o necessário com os outros, está tudo na ordem!

Mas só até alguma coisa chegar e abalar o nosso “formigueiro”...
Mas também somos persistentes e mudamos de lugar, onde poderemos construir tudo novamente.
Destruímos isso e aquilo, estes e aqueles, com isto e mais isto, para tudo voltar ao normal? Para que tudo fique na ordem ?

ABAIXO-ASSINADO


PROFESSORES EXIGEM
A REVOGAÇÃO DO “ECD do ME”


Os Professores e Educadores abaixo-assinados, exigem a revogação do actual estatuto da carreira docente
– ECD do ME – imposto contra tudo e todos, na sequência de um processo aparentemente negocial, dada a quantidade de reuniões realizada, mas no qual o Ministério da Educação recusou alterar o que de mais negativo apresentou logo na primeira reunião: a fractura da carreira, um regime de avaliação do desempenho sem conteúdo pedagógico, a existência de uma prova de ingresso na profissão, uma carreira ainda mais longa. Um estatuto para o qual verteram, ainda, algumas das medidas mais negativas impostas no âmbito da Administração Pública, tais como o roubo do tempo de serviço ou o agravamento dos requisitos para a aposentação. Face a esta situação, os docentes exigem a revogação do ECD do ME e a aprovação de um ECD que dignifique e valorize a profissão docente. Um verdadeiro Estatuto que:

- Consagre a existência de apenas uma categoria de Professor;

- Garanta a contagem integral de todo o tempo de serviço prestado;

- Estabeleça um modelo de avaliação pedagogicamente construído, tendo em conta a especificidade do exercício profissional da docência;

- Valorize a componente lectiva, expurgando do horário dos docentes os cada vez maiores tempos destina- dos a tarefas burocráticas e outras actividades sem interesse pedagógico;

- Elimine todos os mecanismos criados para afastar da profissão, docentes que são necessários às escolas,designadamente a espúria prova de ingresso.