quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

select+copy and paste...(do paulo guinote)



.... A raiva incontida na generalidade dos docentes torna irrelevante quem está a representá-los, desde que os represente bem. A raiva incontida dos docentes dirige-se contra políticas erradas e os pequenos protagonistas que as desenvolvem, a quem não reconhecemos o mérito ou a competência para nos darem lições de ética profissional ou moral política, muito menos em matérias de avaliação.

E talvez seja aí que esteja a razão da evidente animosidade que José Sócrates dirige aos professores. Ele sabe o que nós sabemos. Ele sabe o que nós pensamos. Ele sabe como o encaramos. E não nos perdoa isso. E este braço de ferro - tal como com Maria de Lurdes Rodrigues - já ultrapassou a dimensão política há muito.

Trata-se, neste momento, de um mero desforço pessoal, usando para isso o aparato do Estado. José Sócrates gosta de banqueiros, de empresários, do homo tecnologicus, mas arrepanha-se-lhe tudo se lhe falarem de um professor, daqueles normais, pessoa com qualificação superior que dedicou a sua vida profissional a transmitir conhecimentos aos mais jovens, de formas mais ou menos convencionais, que tem brio no seu trabalho, que quer que os seus alunos se esforcem, que gosta de ver esse trabalho retribuído com os resultados desses mesmos alunos, mas sem truques estatísticos, que não recebe trabalhos por fax tecnológico em papel timbrado. Um modelo de professor que parecerá anacrónico. Detestável mesmo. Que urge extinguir. Castigar. eliminar. Trocando-o por um mero generalista, com formação bolonhesa, proletarizado, sem autonomia crítica. Dependente dos mails da DGRHE para saber que fazer. Cordato. Manso. Temeroso. Orgulhoso do seu 6º Armani, para usar os termos de um comentador aqui do Umbigo. Incapaz de ver para além das aparências.

Esse é professor ideal para qualquer regime que queira impor-se sem resistências, usando para isso o sistema de ensino.

José Sócrates não precisa de comprar a paz social, escorado na sua maioria absoluta de deputados cordatos, não da Nação, mas do Partido, à boa e velha moda estalinista. José Sócrates apenas precisa de comprar a paz com os banqueiros. A bem do futuro profissional de alguns dos seus ministros e de uma campanha eleitoral desafogada.

E tenta que os outros confundam isso com coragem, quando apenas se limita a ser forte com os fracos e fraco com os fortes.

O resto é aquilo que tecnicamente se designa, em Sociologia Avançada, por treta.

mal formados? bem pagos? carreira facil??papo para o ar??

o outro lado da barricada


Comentários
Esta cambada e "GERAÇÃO RASCA" ja se estava a preparar para boicotar os exames,mas o supremo ja veio dizer que tem de haver serviços minimos para os exames...

Acho que o governo tem de efectivamente endurecer nas medidas a tOmar para evitar os desacatos...

QUEM NÃO QUER SUJEITAR-SE AS REGRAS

DE QUEM LHE COMPETE ESTABELECE-LAS

TEM BOM REMÉDIO, PROCURE OUTRA EMPREGO

Muito bem Legis, já vi que anda bem informado(ª)esta que já foi chamada, no tempo que eram estudantes, de "GERAÇÃO RASCA" ao que estou a ver agora já se estão a preparar para recuar e podem ter a certeza de que nao se vão libar de serem chamados de "GERAÇÃO COBARDE".
Mário Nogueira não consegue entender que não é da competência dos sindicatos , mas apenas do governo,apresentar soluções.
Aos sindicatos compete apenas sugerir propostas, que podem ser ou não aceites.
A não aceitação das propostas dos sindicatos nunca é motivo para greve,apenas a perda de direitos é.
Direitos nunca são privilégios em relação aos restantes trabalhadores.

Quais são os direitos que os sindicatos acham que os professores perderam e que originou este conflito?


O Sr. Mário Nogueira a falar de arrogancia dos outros intervenientes parece anedota! Como técnica negocial, exigir a suspensão da avaliação como condição de negociaçõ, parece-nos irrealista, impraticável e politicamente impróprio!
Os Sindicatos acordaram com o Ministério a constituição de uma Comissão Mista para acompanhamento da avaliação, acordo que resolveram.
Não seria mais curial se os Sindicatos apresentassem propostas de simplificação, de adaptação, de alterações do sistema de avaliação?
Pugnar pela suspensão parece-nos inadequado e politicamente insustentável!
Há uns tempos, os Sindicatos prometeram apresentar uma proposta alternativa mas, onde está ela?
Abandonar negociações com inflexibilidade e arrogancia porque a outra parte não se rendeu, não´será a melhor forma de defender os interesses dos professores.
Havendo noticia de que a avaliação está a funcionar, em algumas escolas, sem problemas de maior, não será um desmentido à impossibilidade de efectivar a mesma?
Sabemos que é dificil conseguir o justo equilibrio intre o que se diz e o que se quer dizer mas, Sr. Mário Nogueira, seja mais humilde porque, em negociação, a arrogancia é má conselheira!
OS PORTUGUESES JÁ PERCEBERAM O QUE OS PROFESSORES QUEREM:
- CONTINUAR A GANHAR $$ SEM MUITO ESFORÇO, E POR ISSO HÁ QUE "DERRUBAR" A AVALIAÇÃO. E OS CAMELOS DOS PORTUGUESES QUE PAGAM IMPOSTOS QUE CONTINUEM A ALIMENTAR ESTES SENHORES.
EXISTE ALGUM TRABALHOR AINDA EM PORTUGAL QUE NÃO SEJA AVALIADO?
uns estão a favor outros contra a avaliação dos professores.
eu acho muita falta de caracter dos propios é serem opostos e fartarem-se de dizer mal do NOGUEIRA PORQUE SÃO DA DIREITA,MAS COMO SEMPRE E COBARDEMENTE APOIAM-SE NELE PARA FAZER CHEGAR A BRASA A SUA SARDINHA.
(APEZAR DE DIZER QUE NÃO)
A proposta que a Plataforma Sindical vai levar amanhã para a reunião com o ME é a de auto avaliação pelos próprios professores validada pelo Conselho Pedagógigo.

Qual a diferença para o que sempre tem acontecido desde o 25 de Abril ?
Algo está podre na nossa sociedade- Pasme-se ver a IGREJA ou quem a representa a alto nivel a pactuar com o COMUNISTA Nogueira. Ao que chegámos.
"Legis" vai chamar cambada a quem te fez (e mal).
Atenção: não sou professor mas respeito e reconheço a sua condição e a sua missão: ajudar a educar jovens para que não sejam uns INUTEIS como este "Legis" e companhia que andam por aí sem eira nem beira a mandar umas bocas a soldo dos XUXAS da treta.
Este Mário Nogueira, que vá lá para a CDU e que deixe as pessoas em paz. Admiro-me os professores que são pessoas com alguma formação, irem na bebida dele!
Esta cambada ja se estava a preparar para boicotar os exames,mas os supremo ja veio dizer que tem de haver serviços minimos para os exames...

Acho que o governo tem de efectivamente endurecer nas medidas a tumar para evitar os desacatos...

QUEM NÃO QUER SUJEITAR-SE AS REGRAS

DE QUEM LHE COMPETE ESTABELECE-LAS

TEM BOM REMÉDIO, PROCURE OUTRA EMPREGO....






Ja cheira mal esta historia dos professores...

Cumpra-se a lei

Quem não o fizer processos disciplinares ...

e rua...


cambada, quem julgam que sao para não cumprirem a lei...