quinta-feira, 4 de dezembro de 2008


Educação: Ministra admite substituir modelo de avaliação no próximo ano lectivo A ministra da Educação admitiu hoje no Parlamento estar disponível para alterar e até substituir o actual modelo de avaliação dos professores, mas apenas no próximo ano lectivo e desde que seja aplicado já este ano. «Uma vez iniciada este ano uma avaliação séria dos professores, estarei totalmente aberta à discussão de alterações a este modelo e até à sua substituição, mas em anos seguintes, não neste», disse Maria de Lurdes Rodrigues, durante um debate de urgência sobre a avaliação de desempenho dos docentes pedido pelo Bloco de Esquerda.

Recusando as acusações de «intransigência» repetidas por todos os sindicatos do sector e por todas as bancadas da oposição, a ministra da Educação reiterou a sua disponibilidade para avaliar e corrigir o modelo de avaliação proposto pelo Governo, «mas apenas depois dele ser aplicado».

Maria de Lurdes Rodrigues garantiu ainda que a suspensão do actual modelo, como pedem os sindicatos, apenas significaria mais um ano com uma avaliação sem consequências, considerando que «só o conservadorismo, tanto à esquerda como à direita, ficaria contente» com essa situação. Contudo, a ministra garantiu não ser «intransigente na defesa do modelo em vigor, mas apenas na defesa do princípio de uma avaliação séria e com consequências». «Não me peçam para aceitar um modelo que assenta na autoavaliação porque isso é apenas um modo disfarçado de nada propor», afirmou.

Durante o debate, Maria de Lurdes Rodrigues voltou a admitir que antes das alterações introduzidas pelo Governo, há duas semanas, o modelo «era mais burocrático do que devia, provocando uma sobrecarga de trabalho às escolas e aos professores», uma situação que considera ficar resolvida com as medidas de simplificação entretanto anunciadas.

Esta audição de urgência da ministra da Educação foi pedida pelo Bloco de Esquerda e todos os partidos da oposição vão apresentar projectos de resolução que pedem a suspensão do actual regime de avaliação dos professores, que serão votados sexta-feira.

Lusa

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

mais do mesmo. Os nossos políticos continuam a chover no molhado!
Para a semana há mais!

CLAP!CLAP!CLAP! disse...

Eu já botei as botas de molho, para que se faltar o bacalhau, possa haver algo para comermos....
Haja Fé para que os viciados do dinheiro na conta, se aguentem!!!!
Ja ouvi uns comentarios-tipo: "AAAi pra semana nao sei se faça!! ... tenho de manter três casas...!"" dassssss!!!
e eu? .... tenho da as aturar!!!!

Bea disse...

Acho que, quase em simultâneo, se publicaram post iguais a este...
post da nossa ultra, super, mega ...indignação

Anabela Magalhães disse...

Ah! estás a referir-te à nova categoria de professor: o professor moina.
Pois eu se não tivesse dinheiro para comer uma batata, comeria meia! Greve é greve! Sim, há sempre uns moinas que acham que os outros podem muito bem levar com as porras que eles depois recolhem também os benefícios!